Boas regras antigas

Todo profissional de marketing que lida com o marketing por e-mail, pelo menos de tempos em tempos, se pergunta como ele poderia melhorar suas operações. Às vezes, vale a pena buscar métodos e regras de marketing antigos, mas comprovados, para transferi-los para o campo das formas modernas de comunicação.

Se os números 40, 40 e 20 lembram o princípio do marketing direto, você está no caminho certo. Uma campanha bem preparada é aquela em que dedicamos 40% de atenção aos destinatários, outra oferta de 40% e 20% em atividades criativas. E mesmo que a regra tenha mais de 50 anos, você poderá aplicá-la com êxito preparando sua próxima campanha de marketing por email.

O marketing por e-mail deixou de depender de enviar uma oferta para todos no banco de dados. Isso é ineficaz e não faz sentido discuti-lo. Dê atenção ao exame do comportamento passado dos destinatários. Por quê? Pense no que você fez ontem de manhã. E anteontem? E antes de anteontem? O comportamento humano é repetitivo e é altamente provável que o destinatário que geralmente clica nas ofertas de empate o faça novamente. Antes de cada remessa, tente analisar quem são e em que seus destinatários estão interessados. Segmentar a base não é tedioso ou particularmente difícil. Você escolhe algumas regras e isso é todo o trabalho. Os resultados dessas atividades, por si só, não trarão benefícios imediatos, mas serão definitivamente uma dose poderosa de inspiração para você quando você realizar mais ações de correspondência e notícias por email.

Freqüência de Remessa – Cada um de nós (bem, quase todo mundo) gosta de receber convidados de tempos em tempos. Ficamos felizes quando podemos tratá-los com uma torta de maçã preparada para esta ocasião e aprender como eles estão. Agora imagine que os mesmos convidados vêm várias vezes por semana. Você sempre lhes dará a mesma atenção? Tenho certeza que não! Após um mês, no som “ding-dong”, você pressiona “mudo” no controle remoto da TV e finge que ninguém está em casa. Da mesma forma com seus assinantes. Se você começar a inundá-los com inúmeras mensagens, eles cancelarão a inscrição na melhor das hipóteses e clicarão em “spam” na pior das hipóteses.

Realize testes que mostrarão quando é melhor se comunicar com os destinatários.

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