Noções básicas de construção de uma comunidade eletrônica

Uma das vantagens da Internet é a melhoria da comunicação entre usuários individuais. Sites, fóruns, “salas de bate-papo”, mensageiros ajudam bilhões de pessoas a trocar informações. Passamos cada vez mais tempo na frente de um tablet ou telefone, e a TV ou o computador é simplesmente o pano de fundo desse tipo de comportamento. A Web 2.0 acabou sendo um sucesso, o que mostrou aos incrédulos que são os usuários que criam conteúdo no mundo dos negócios online.

Chamamos a comunidade eletrônica de usuários da Internet que criam laços sociais duradouros e que usam ativamente a plataforma para fins de comunicação. A Internet oferece a essas pessoas a oportunidade de trocar informações e experiências. A Web 2.0 permite que os usuários criem conteúdo, isso é em grupos de discussão, listas de discussão, fóruns online, blogs e nos comentários abaixo das entradas. A Internet permite que você concentre o conhecimento em um só lugar, e cada pessoa pode acrescentar algo valioso uma da outra. Podemos ampliar nossos interesses e compartilhar conquistas com outros entusiastas em um determinado campo. Graças a isso, sites especializados são criados, enriquecidos por fóruns da Internet ou grupos de discussão, onde todos podem encontrar várias informações especializadas.

Como é criada uma comunidade online? Para que os usuários da Internet se agrupem em torno de algo, ideia ou tópico, é necessário um impulso proveniente de necessidades naturais, como pertencer, contato, auto-realização, confirmação de crenças por outras pessoas e necessidades de distinção. Além disso, características demográficas como moradia, ocupação, idade e educação são impulsos adicionais. A Web 2.0 oferece aos membros das comunidades online a oportunidade de atender às necessidades individuais.

Um ótimo exemplo pode ser a comunidade de jogadores criados em torno do console XBOX 360 e XBOX ONE e uma comunidade que reúne fãs de jogos. O usuário recebeu uma certa promessa que o proprietário do portal ou plataforma manteve. No caso da Microsoft, criar uma plataforma internacional para fãs e jogadores era uma meta puramente comercial, e como havia muito dinheiro por trás disso, as funcionalidades poderiam ser desenvolvidas praticamente sem restrições. Infelizmente, criar um grupo desse tipo é duradouro e os primeiros resultados podem ser vistos alguns anos depois de começarmos a construir a comunidade. Esse é um grande desafio, mesmo para profissionais de marketing experientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *