O que é propagação de produto?

Amostras, testadores – esses são apenas alguns dos elementos que fazem parte do marketing de amostra no mundo dos negócios. As empresas dobram e triplicam para levar seus produtos a clientes em potencial que voltarão e farão uma compra no futuro. A amostragem é geralmente dirigida a todos os consumidores e eles avaliam o produto final. No entanto, se um produto ou serviço é entregue às mãos de um líder de opinião ou criador de tendências, estamos lidando com uma atividade de marketing completamente diferente, a saber, ‘semeadura de produtos’.

A propagação de produtos é realmente um posicionamento muito sofisticado. Cada marca quer ser associada a pessoas famosas. Estou falando de celebridades, mas, acima de tudo, especialistas, formadores de opinião, formadores de opinião e influenciadores. São essas pessoas que geralmente compartilham suas idéias com outros usuários em potencial do produto. Informações sobre a coisa “testada” aparecem na Web, entre outras nos perfis sociais.

A transferência do produto pode ocorrer sob diferentes condições. Geralmente, os líderes de opinião recebem um produto completo e podem usá-lo à vontade e recomendá-lo mais tarde. Em muitas campanhas, o produto também é enviado com suas amostras que podem ser usadas ainda mais (por exemplo, distribuídas aos amigos) e, em seguida, estamos lidando com outra ferramenta, como a amostragem de produtos. Isso facilita para os participantes da campanha recomendar o produto testado a seus amigos e, de fato, aumenta o alcance da campanha de propagação.Os principais elementos de uma campanha de propagação são:

Recrutamento adequado de formadores de opinião – nem todo produto é adequado a todas as pessoas. Evite erros e erros óbvios. É pouco provável que o jovem admirador da Apple fique impressionado com o aspirador de pó;

Controle de custos – a propagação gera custos que não são realmente enormes. Obviamente, tudo depende do que queremos transmitir à semeadora. Se somos um produtor ou distribuidor oficial de um produto, o custo é definitivamente menor. Vamos analisar quantas parcelas devem ser enviadas e quais os benefícios;

Suporte a formadores de opinião – seu “refino” contínuo, respondendo a perguntas sobre o produto e sua usabilidade e, na próxima etapa, estimulando recomendações;

Relatórios – eles determinam, entre outros, o número de recomendações e a experiência com a marca

No caso de propagação de produtos, também não se trata de entregar o produto ao maior número possível de pessoas, mas sim de ser o mais convergente com o grupo-alvo ou ter o maior impacto sobre ele.

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