Mídia de streaming

O acesso cada vez mais amplo à Internet de banda larga está associado ao desenvolvimento dinâmico de serviços de multimídia. Devido a isso, um dos fatores importantes na escolha de um provedor é a velocidade ou largura de banda da conexão à Internet. A multimídia tornou-se uma mercadoria que deve ser suportada pela quantidade certa de transferências. A aceleração contínua da Internet permitiu a transmissão de músicas e filmes em uma qualidade muito boa, geralmente semelhante ou até mais alta que a da televisão. Infelizmente, ainda estamos lidando com pessoas cujo acesso à Web é limitado e o download de multimídia em disco está fora de questão por causa do tempo que pode levar. Felizmente, o streaming chega em socorro.

A mídia de streaming é uma técnica para fornecer informações multimídia mediante solicitação. A tecnologia de streaming baseia-se na ideia de transferir dados do remetente para o destinatário de tal forma que não é necessário fazer download de material em disco para começar a assistir. O material dividido em “pacotes” contém uma certa quantidade de informações necessárias para reproduzir apenas parte de um filme ou apresentação multimídia no mundo dos negócios. Para assistir ao filme, não precisamos esperar até que tudo esteja no disco rígido do computador. Mesmo com produções longas e de várias horas, podemos começar a assistir depois de alguns ou vários segundos. Tudo graças aos servidores apropriados que fornecem suporte à tecnologia de streaming.

A tecnologia de streaming tem muitas vantagens. Entre outras coisas, permite realizar transmissões ao vivo. É o caso de competições esportivas, grandes eventos ou feiras. A transmissão pode ser iniciada a qualquer momento e finalizada a qualquer momento, e pode ser iniciada em praticamente qualquer dispositivo conectado à Internet de banda larga.

Infelizmente, o streaming de arquivos também tem desvantagens. Como a transmissão ocorre em tempo real, certos requisitos devem ser atendidos. Uma largura de banda muito baixa para o usuário não permite a reprodução do material ou sua qualidade é tão ruim que não faz sentido vê-lo. A transmissão através de redes de pacotes é complicada porque é influenciada por muitos fatores. Eles reduzem a qualidade da imagem e do som. Isso inclui: largura de banda variável no tempo, atrasos na transmissão, perda de pacotes durante a transmissão do fluxo para o remetente para o destinatário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *