Legibilidade do site: recomendações para melhoria

Legibilidade – a facilidade de percepção de palavras, frases, estruturas de texto na página. Essa métrica baseia-se no fato de que palavras complexas, sentenças, parágrafos grandes ou texto sólido são percebidos mais complicados do que estruturas simples.

Vamos falar sobre como facilitar a leitura do conteúdo da página. Acontece frequentemente que, apesar do valor e da utilidade da informação, o visitante não se sente à vontade para percorrer a selva de texto, a formatação adequada é aquela que promove economia de tempo.

Ao ler texto em papel, o usuário utiliza a técnica de leitura por palavra. Em sites e aplicativos, os usuários digitalizam o texto. Os usuários visualizam de 20 a 28% das palavras em uma página de um site. Para aumentar a qualidade dos textos nos negócios online, ele deve ser otimizado.

A fonte correta – A fonte é um dos fatores principais na leitura de texto. Escolha fontes padrão. Ponha de lado todas as soluções criativas. Os títulos devem ser facilmente distinguíveis. Não use todas as letras maiúsculas nos títulos. A diferença no tamanho das letras melhora a legibilidade do texto. Como os títulos são curtos, as fontes criativas são possíveis aqui.

Tamanho da fonte – A principal tarefa do designer é criar a imagem ideal para todos os tipos de telas a partir das quais o usuário pode ler o texto. Portanto, o tamanho fixo da fonte da área de trabalho em pixels pode parecer um pouco maior nas telas de dispositivos móveis e tablets. Observe que o tamanho conveniente da fonte também depende da idade, visão e preferências pessoais do usuário.

O melhor tamanho de fonte para uma página é aquele em que o usuário não precisa aumentar o zoom na página para uma leitura confortável.

Contraste – O contraste entre o plano de fundo e o texto é outro fator importante que afeta a legibilidade do texto. A regra é simples: quanto maior o contraste entre texto e plano de fundo, mais fácil é ler. O baixo contraste aumenta a carga nos olhos e, portanto, a percepção das informações e notícias está se deteriorando.

Se uma imagem em segundo plano ainda for necessária, o texto na página deve ser colocado apenas em áreas simples com alto contraste em relação ao texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *