Empreendedorismo feminino no cenário econômico atual

 Empreendedorismo é palavra chave para aqueles que buscam liberdade financeira, qualidade de vida e a construção do seu próprio patrimônio. O trabalho de carteira assinada, apesar da segurança que transmite, perde seu valor quando se vislumbra todos os benefícios que possuir o próprio negócio proporciona.

 A versatilidade de tempo e local que o empreendedorismo possibilita, atrai cada vez mais mulheres que querem ter seu trabalho conciliado à maternidade, e que buscam se adaptar e pertencer de modo ativo ao mercado. Dessa forma, a figura da mulher empreendedora vem se solidificando no cenário econômico atual, fazendo dessa classe ponto crucial para o desenvolvimento econômico do país.

 Há diversas vertentes de negócio que possuem mulheres à frente, desde o doméstico, produzido na cozinha de casa (fabricação de doces, artesanato), até consolidadas empresas de estética e beleza. Além de ser uma opção que permite às mulheres conciliarem o cuidado aos filhos e o trabalho pela sua flexibilidade, o empreendedorismo feminino traz consigo o alcance da autoestima financeira, que para muitas ainda é uma dificuldade.

 Embora seja uma escolha promissora, empreender é também um grande desafio e requer persistência, estudo e disciplina. É necessário foco e visão para encontrar um bom produto, delimitar seu público alvo e captar clientes. É importante que haja um planejamento para que o negócio se desenvolva e perdure.

 À fim de impulsionar e encorajar as empreendedoras e microempreendedoras a iniciarem ou consolidarem seus negócios, o cenário econômico traz através dos meios de comunicação boas sugestões e dicas de como ser efetiva, organizar seu trabalho e ampliar suas vendas. Assim, com informação e oportunidade, o conhecimento financeiro chega a mais pessoas interessadas em se desafiar e empreender.  É fato que a figura feminina no mundo dos negócios já representa uma fração significativa e tem sua importância. Essa representatividade além de ser necessária economicamente, transforma a vida dessas mulheres que, degrau a degrau, conquistam seu espaço, independência e liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *