O pedido de desculpas de Bettina e o novo posicionamento da Empiricus

Bettina Rudolph ficou conhecida por um anúncio que veiculou principalmente na internet em que afirmava ter transformado R$ 1 mil em R$ 1 milhão apenas com os conselhos obtidos com a Empiricus. Agora ela pede desculpas pela veiculação.

Na nova campanha, de revisão da marca, a Empiricus divulgou um novo infomercial em que uma de suas colaboradoras, a Bettina, pede desculpas e anuncia a estrutura de compliance, a qual vai analisar se suas peças publicitárias e relatórios estão de acordo com as normas dos reguladores.

O vídeo foi amplamente divulgado na web, em especial nas redes sociais, o que provocou reações negativas, levando o Procon a fazer sanções à empresa como multas e o Conar a solicitar a suspensão da propaganda e de mais cinco. Além disso, a Comissão de Valores mobiliários (CVM) também divulgou orientações a respeito da publicidade produzida pelas companhias de análise financeira.

De acordo com a Empiricus, todas as peças publicitárias e relatórios trarão o alerta de que os ganhos passados não asseguram retornos no futuro, o que foi uma das orientações obrigatórias definidas pela CVM. Antes a Empiricus afirmava que o órgão não tinha poder para fiscalizar a empresa uma vez que se trata de um veículo de comunicação e não uma companhia de análise de ativos.

Isso mostra uma nova postura da empresa, que se mostrou alinhada aos órgãos fiscalizadores. Segundo a Empiricus, houve uma grande evolução em seus processos internos, o que influenciou em uma aproximação profunda com os reguladores, tanto no campo editorial, quanto no mercado de capitais do país.

Sua principal atitude foi de criar um modelo que expõem alertas de risco de operações, algo que se tornou referência para outras empresas do mercado. Ela também afirmou ter dado passos relacionados a evolução do departamento de compliance.

Segundo a empresa o Compliance é o setor que avalia se suas ações estão de acordo com as leis, regulamentações e regras. Atualmente, nenhuma companhia de conteúdo do campo de investimentos do país possui um compliance tão estruturado. Além disso, muitas delas nem possuem um departamento de compliance.

O vídeo de desculpas

O novo vídeo traz Bettina falando que errou no primeiro anúncio ao não deixar claro que fez outros aportes ao longo dos três anos em que obteve a quantia de R$ 1 milhão em investimentos. Ela pede desculpas pela relação com o público ter iniciado de uma forma errada.

Segundo Bettina, o primeiro vídeo tinha o objetivo de apresentar um curso gratuito da empresa, sugerindo que as pessoas que vissem o material poderiam ter ganhos com transações da bolsa. Em seguida divulga novos produtos da marca.

Ela diz que houve um equívoco a ideia de que seu patrimônio cresceu de forma rápida ou fácil. No fim do infomercial, Bettina faz a seguinte pergunta: o que teria acontecido se você tivesse clicado no ícone “Saiba Mais” do primeiro anúncio?

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