Dá para ser bem sucedido do zero?

Iniciar um empreendimento do zero nem sempre é fácil não é mesmo? Afinal, são necessários inúmeros aspectos e passos a serem seguidos para que tudo saia da melhor maneira possível. Além de planejamento e de foco, é necessário organização e disciplina. Na hora de começar, muitos aspirantes a empresários ‘quebram’ a cabeça pensando por onde podem começar, porém, existe uma dica muito simples. Comece do mais fácil, acessível e necessário: o começo.

Antes de largar o emprego do nada, em um momento de impulsividade, pense no que te leva a abrir um empreendimento. Um capricho? O dinheiro? A melhora de vida? Independente do que seja, tem que ser algo que te motive de verdade, de uma maneira, que mesmo nos momentos mais difíceis, você continue.

Depois de ter pensado na motivação, é necessário planejamento, afinal, você não vai largar o seu emprego do nada ou pegar um empréstimo gigantesco sem nem ao menos se planejar. Por isso, coloque absolutamente tudo na mesa: suas contas mensais, o cartão de crédito; aqueles gastos bobinhos e claro, uma prévia do que você precisará investir inicialmente e o que será gasto todos os meses no empreendimento. Sabendo a média do que você gastará será possível se planejar financeiramente e começar a pensar no tipo de negócio que se enquadra no seu bolso, se uma startup, uma franquia ou outro, além de pensar no ramo em que gostaria de atuar e com o que mais se identifica.

Depois de se planejar; saber o quanto dispõe, o quanto esta disposto a gastar e qual o ramo em que atuará, será necessário estudar. Não estou falando necessariamente de voltar a fazer cursos e especializações (embora seja uma boa, afinal, conhecimento é sempre bom), mas sim, de estudar o nicho em que você deseja atuar; o mercado; os seus concorrentes, o que está em alta neste mercado e estratégias de marketing.

Caso seja possível, dê uma atenção especial ao seus concorrentes, afinal, eles estão há muito no mercado, e já venceram inúmeros obstáculos, com os quais você, invariavelmente, irá se deparar. Por isso, estude, mantenha o foco e esteja disposto, afinal, o seu empreendimento gastará um bom tempo da sua vida, mas se é mesmo o que você deseja, será uma experiência e uma jornada proveitosa.