Enem vem aí e a preocupação aumenta

Faltam apenas 100 dias para a realização de um dos processos seletivos mais disputados do país, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Esse tempo restante vai diferenciar os estudantes que poderão ingressar com boas notas, dos que não conseguirão boa classificação, segundo especialistas. O motivo, alertam estes, é como o estudante usará este tempo que falta até a chegada do período das provas.

Muitos estudantes, devido ao nervosismo, poderão perder a oportunidade para revisar corretamente o conteúdo ou deixarão de fora dicas importantes dos professores. No entanto, é possível treinar tópicos ensinados pelos mestres, a fim de evitar a perda da colocação.

Dentre as orientações que os professores recomendam para a fase final que antecede o Enem, uma das maiores recomendações é a realização dos chamados simulados, ou de maneira mais simples, responder as provas de anos anteriores do exame. Essa atitude reforça os pontos negativos que precisam de mais atenção e fortalece os pontos positivos, aqueles assuntos em que o estudante está mais à vontade.

As notícias divulgadas por especialistas em educação consideram que este é o momento de rever aspectos importantes para se preparar para a prova, ajustar-se ao estilo das provas, sentir como reage aos diferentes conteúdos – qual começar primeiro, qual responder após, a hora da pausa necessária, etc. Cada preparo e adaptação aos diferentes conteúdos exigidos, conta.

Outra maneira de organizar- se, diz respeito à leitura de treinamento para a redação, a fim de aprimorar a escrita e regras para a redação. As notícias não são muito favoráveis para aqueles com desempenho ruim ao escrever, mas os estudantes não precisam desanimar, dizem os orientadores. Quem estudou bem anteriormente, deverá apenas fazer um bom check-up nestes últimos cem dias.

É fundamental não entrar em desespero nesta última etapa, portanto deve-se buscar a concentração, revisão, preparação, treino (aprender macetes quando responder a provas antigas e ter atenção redobrada às dificuldades que surgirem ), etc.

O Enem é uma avaliação composta de 180 questões de múltipla escolha , mais a redação, divididas por grades de disciplinas, que devem ser respondidas em dois domingos consecutivos de novembro.