Luiz Carlos Trabuco Cappi – veja o posicionamento sobre a reforma da Previdência

O diretor presidente e presidente do conselho administrativo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, disse em entrevista que a reforma da previdência é a mais importante das reformas, tendo uma importância maior do que a corrida eleitoral de outubro. O banqueiro, que deixa Presidência executiva ainda no primeiro semestre de 2018 ficará apenas com a cadeira do conselho administrativo.

Trabuco afirmou que o atual presidente da república tem capital político para realizar as mudanças na Previdência até fevereiro. Para ele, o governo se caracteriza pela intenção na reforma e em manter a coerência na política fiscal e monetária. Michel Temer pode definir uma agenda positiva, uma vez que a reforma é fundamental a médio prazo para manter o teto dos gastos públicos.

Luiz Carlos Trabuco Cappi ressaltou que a reforma é necessária, independente do cenário político que se dará com as eleições, inclusive sendo mais importante que a escolha dos novos representantes políticos. Ela é impulsionadora, independente do candidato que vencer a corrida presidencial.

Ainda a respeito da reforma da Previdência, Trabuco foi enfático ao dizer que se trata da mãe de todas as reformas. O sistema previdenciário está inserido em uma realidade evidenciada pelo pacto de gerações. Caso não haja reforma, teremos um conflito de gerações e não um pacto entre elas.

Os resultados serão vistos no médio prazo e no curto há um comprometimento com gastos públicos, o que reflete imediatamente no valor dos ativos.

Quanto a retomada do crescimento, Luiz Carlos Trabuco Cappi se mostrou otimista, principalmente pelo antigo quadro de recessão profunda. Para ele, os brasileiros que se mantiveram em seus empregos agora já estão buscando formas de consumir, seja trocando móveis, adquirindo automóveis e até renovando parte do guarda-roupas. Esse é cenário que vai jogar para cima os investimentos. “O pior ficou para trás”, ressaltou o banqueiro.

Investimentos externos

Sobre o interesse do capital estrangeiro, Luiz Carlos Trabuco Cappi se posicionou dizendo que já estamos evidenciando investimentos, sobretudo devido as recentes operações para a abertura de capital. A retomada da economia brasileira se dará por suas características que tornam o país um bom lugar para se investir.

Segundo ele, os indicadores mostram que os investidores estão “com o dedo no gatilho” para investir. Estamos vivendo um processo de expectativa, pois estamos em um estado que vai passar por um processo eleitoral e um governo que quer fazer reformas. Além disso, o Brasil apresenta uma infraestrutura que atrai investidores.

Luiz Carlos Trabuco Cappi também mencionou os empresários brasileiros, que segundo ele, não querem reforma tributária para pagar menos impostos e sim uma simplificação no sistema tributário.

A corrida eleitoral de 2018

Quando questionado sobre seu ponto de vista sobre a corrida eleitoral em 2018, o presidente do Bradesco afirmou não ter condições de avaliar os possíveis candidatos, entretanto disse que será uma eleição em que nós teremos candidatos refletindo a respeito do espectro político da sociedade.

“Será um ano marcado por muito debate”, afirmou o banqueiro que completou dizendo que a pluralidade de candidatos vai refletir no pensamento da sociedade.